O PODER DO HÁBITO NA VIDA DAS CRIANÇAS

Nem sempre é fácil fazer com que as crianças desempenhem tarefas rotineiras como tomar banho na hora certa, escovar os dentes sempre após as refeições, etc.

Utilizando como referência o livro O Poder do Hábito do Charles Duhigg, tivemos como entender como nosso cérebro funciona quando o assunto é bons hábitos.

Mudar nossos hábitos sempre tem um grau de dificuldade, porque na maioria das vezes depende de dedicação e muita disciplina e com as crianças não é diferentes, elas adoram rotina, mas se nós pais não os conduzirem para treinar bons hábitos, elas irão adquirir comportamentos condicionados o comodismo.

De acordo com o livro, nós temos hábitos cotidianos que praticamente nem percebemos que estamos fazendo, pois são padrões de comportamentos repetidos por anos e anos como: dirigir, escrever, ,tomar banho, escovar os dentes, se alimentar, etc.

Por isso, através do condicionamento destes comportamentos, os hábitos são assimilados pelo cérebro criando um processo de aprendizado e internalizando o conceito.

Essas ações inconscientes são repetidas automaticamente com o tempo, porque o cérebro está sempre procurando maneiras de poupar esforços.

Sendo assim, compreender porque o hábito é realizado e saber qual o seu objetivo para você, é um grande passo para que possa entender como mudar esse hábito por outra ação.

Criei uma forma simples de instituir bons hábitos na vidas das crianças e você pode tentar também. Funciona!

Veja no vídeo a seguir como foi a experiência:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *